«
»

Já pensou em viajar de campervan? Mostraremos algumas dicas de como organizar uma viagem de campervan. Em lugares como a Islândia, onde coisas bonitas podem aparecer em cada curva, eu acho que vale muito a pena alugar um veículo, seja carro, campervan ou motorhome. A liberdade de poder parar quando achar alguma coisa bonita é muito importante para mim e aí o carro é a melhor opção. No caso da campervan (ou motorhome) ainda há a flexibilidade de escolher onde dormir pois não precisamos reservar os hotéis antecipadamente. Gostamos muito da experiência e nós chegamos a mudar o roteiro duas vezes, uma delas atrasando a viagem para pegar o tempo melhor em uma atração e em outra adiantando para correr da chuva. Se fosse voltar à Islândia seria essa novamente a nossa opção.

Nossa campervan em um dos campings que ficamos na Islândia

Nossa campervan em um dos campings que ficamos na Islândia

Parada em um dos vários cenários de beira da estrada da Islândia

Parada em um dos vários cenários de beira da estrada da Islândia

Um dos belos cenários de beira de estrada da Islândia

Um dos belos cenários de beira de estrada da Islândia

Vimos muita gente alugando carro normal e dormindo em barracas nas áreas de camping. É uma opção mais barata que a nossa, já que o aluguel do carro pequeno é muito mais barato. A desvantagem é que se estiver chovendo ou ventando forte (o que acontece muito na Islândia) é um Deus nos acuda para armar a barraca. Nós presenciamos um casal tendo muito trabalho para montar a barraca em uma de nossas noites por lá. Mas para quem quer economizar, é uma ótima opção.

A opção de ônibus parece muito boa para quem está viajando sozinho ou também para quem não quer ter o trabalho de dirigir. Na alta temporada (maio a início de setembro) há ônibus regulares para a maioria das atrações ao longo da Ring Road, estrada que dá a volta no país. Como não foi esta a nossa opção nós acabamos não pesquisando com mais detalhes.

Uma ótima referência com dicas de viagem de campervan na Islândia é este post do blog Andarilhos no Mundo, a quem também temos muito a agradecer pelas dicas que nos foram passadas pessoalmente.

Onde dormir?

Como nossa intenção desde o início foi viajar de campervan nós dormimos sempre dentro dela e não chegamos a pesquisar hotéis com mais detalhes, mas percebemos em pesquisas prévias que hotéis por lá são caríssimos, especialmente em época de real desvalorizado. Já com a campervan a preocupação é onde parar para dormir. A boa notícia é que o país é muito preparado para camping e há muitos disponíveis. É muito fácil achar uma área de camping. Elas têm banheiro (todos que nós dormimos tinham) e dependendo do camping pode ter até Wi-Fi (poucos tinham e só em dois era gratuito), área comum para cozinhar, chuveiro (a maioria tem) e outras facilidades. Em todos que dormimos cobraram uma taxa, que na maioria das vezes nós pagamos cerca de 12 euros por pessoa. Como eu já disse antes, nos campings além de dormir dentro da campervan há a possibilidade de dormir em barracas também, como muita gente faz.

Área comum para cozinhar no camping de Reykjavik - Islândia

Área comum para cozinhar no camping de Reykjavik – Islândia

Área para veículos no camping de Myvatn - Islândia

Área para veículos no camping de Myvatn – Islândia

Área para barracas no camping de Myvatn - Islândia

Área para barracas no camping de Myvatn – Islândia

Há uma polêmica sobre onde pode parar e dormir. Pelo que entendemos, a lei do país diz que pode parar em locais públicos onde não há nada dizendo que não pode parar. Mas antes de parar em qualquer lugar temos que pensar no impacto disso, principalmente no que se refere a banheiro. Nós optamos por parar sempre em áreas de camping e vamos deixar aqui a lista dos que ficamos, em sequência.

  • Vik: banheiro, Wi-Fi gratuito e relativamente bom, área comum para cozinhar com mesas e banho pago.
  • Skaftafell National Park: banheiros, área para banho e máquina de lavar perto do visitor center do parque nacional. Tem Wi-Fi gratuito no visitor center, que é fechado a noite mas você pode acesssar do lado de fora.
  • Hofn: banheiro, Wi-Fi pago, área comum para cozinhar e banho pago.
  • Egilstadir: banheiro, Wi-Fi pago e banho pago.
  • Myvatn: banheiro, área comum para cozinhar e banho incluído.
  • Holmavik: banheiro. Na verdade o camping é gerenciado por um clube que tem uma piscina pública onde se você pagar pra usar a piscina pode tomar banho. Quando chegamos a piscina estava fechada, então ficamos sem banho no dia.
  • Budardalur: banheiro e mais nada.
  • Thingvellir National Park: banheiro e banho incluído.
  • Reykjavik: banheiro, Wi-Fi gratuito, ótima área comum para cozinhar e banho incluído. De longe o melhor camping, mas fica dentro da capital.

Se você fizer questão de tomar banho todos os dias eu aconselho a tomar banho o mais cedo possível nos campings pois em alguns a água quente pode acabar e se isso acontecer pode não ser muito confortável. Isso quase aconteceu conosco no camping do Thingvellir National Park.

O enorme camping do Parque Nacional Skaftafell - Islândia

O enorme camping do Parque Nacional Skaftafell – Islândia

Qual empresa de campervan reservar?

Esta foi uma parte muito importante de nossa viagem, já que a campervan seria nosso meio de locomoção e hospedagem. Depois de conversar com uma amiga que foi um ano antes para a Islândia também de campervan e pesquisar em outros blogs de viagem nossa primeira opção seria a Happy Campers, que foi muito bem recomendada por todos. Porém, ela já não tinha mais o carro mais barato da categoria que queríamos (pesquisamos com três meses de antecedência). Depois de pesquisar algumas outras companhias nós acabamos escolhendo a Go Iceland e mais adiante neste post eu digo como foi a experiência. Outras companhias recomendadas pelo guia Lonely Planet são Camper Iceland, JS Camper Rental, Kukú Campers e Snail.is. A Kukú Campers é famosa por pintar os carros, inclusive com a cara de artistas. Eu recomendo fortemente reservar o veículo com bastante antecedência e pelo que eu percebi esta recomendação vale também para veículos menores se a viagem for em alta temporada.

Nossa campervan no pátio da Go Iceland ao lado do aeroporto internacional - Islândia

Nossa campervan no pátio da Go Iceland ao lado do aeroporto internacional – Islândia

Como escolher o modelo da campervan?

A primeira coisa a olhar é se o modelo tem a capacidade para a quantidade de pessoas que vai (tanto acomodação sentado quanto para dormir). No nosso caso, nós somos dois e poderia ser o modelo menor (seat 2, sleep 2). Durante a viagem você precisará de vários acessórios e é interessante que já venham com o carro. Os que nós julgamos mais importantes são:

  • Saco de dormir: item muito importante porque faz frio na Islândia mesmo no verão. Se não tiver na campervan você pode levar ou alugar em Reykjavik
  • Fogareiro: muito importante se você quiser cozinhar nos campings que não tem fogareiro na área comum ou em um dos milhares pontos de parada que tem nas estradas da Islândia (tem mesas nesses pontos). Tem que comprar gás para o fogareiro também. O pessoal da Go Iceland nos entregou o carro com três latas de gás, que foram suficientes para nossa viagem inteira já que em algumas áreas de camping nós usamos os fogareiros das áreas de cozinha. Vale lembrar que em várias áreas de camping não tem área comum para cozinhar, então recomendamos fortemente este item.
  • Aquecedor: acho muito importante também. Usamos bastante o nosso mas sempre desligávamos antes de dormir porque achamos muito abafado.
  • Cooler: para colocar sucos, queijos, presuntos e outras coisas frias. Nosso veículo não tinha e nosso presunto aguentava uns dois dias tranquilo mas se quiser colocar iogurtes, por exemplo (na Islândia tem ótimos), é bom ter algo refrigerado.
  • Mesa e cadeiras: legal para montar nos campings. Nossa campervan veio com uma mesa e duas cadeiras mas nós nem chegamos a usar.
  • Utensílios para cozinhar: Panela, frigideira, garfos, facas, colheres. No nosso veio em pequena quantidade mas foi o suficiente.
  • GPS: Honestamente eu acho que não precisa mas se tiver por um preço camarada é sempre bom. No nosso carro estava incluído. As estradas são muito bem sinalizadas e na própria locadora eles podem te dar um bom mapa. O GPS foi útil para escolher os campings que íamos dormir.
  • Roteador Wi-Fi: é um aparelho que disponibiliza rede Wi-Fi a partir de um chip 3G que vem dentro dele. No nosso carro veio e até que usamos bastante. Funciona melhor dentro de cidades. Aproveite para ler o post sobre como se manter conectado na Islândia.
  • Colchão, travesseiros: provavelmente já vem na campervan, mas vale a pena checar.

Uma coisa que nós não alugamos com o carro porque a agência não tinha (reservamos em uma loja de aluguel no centro de Reykjavik recomendada pela própria Go Iceland) mas que consideramos muito importante é um adaptador para carregar dispositivos eletrônicos usando o acendedor de cigarro do carro (inversor).

Alguns modelos tem uma pequena pia de lavar utensílios de cozinha e uma pequeno espaço para colocar o fogareiro. O nosso modelo não tinha isso e eu senti falta. Em dias com vento forte (que acontece muito na Islândia) nós sentimos muita dificuldade para cozinhar onde não havia área fechada para isso.

Como foi nossa experiência com o carro

Podemos considerar que nossa experiência com o carro foi muito boa. Nos entregaram um Renault Kangoo Maxi com quase tudo em ótimas condições e nós gostamos muito do carro. Todos os itens que constavam no contrato estavam no carro no momento da entrega, incluindo GPS e o roteador Wi-Fi. No geral, o carro tinha ótimas condições, com exceção dos dois pneus dianteiros que estavam muito desgastados e nós só percebemos depois de pegar o carro e começar a rodar. O pneu dianteiro direito, além de careca, estava esvaziando com frequência e no final do dia nós sempre procurávamos completá-lo. Ele durou a viagem inteira mas o esquerdo nos deixou na mão no penúltimo dia. Nós também tivemos um pneu traseiro furado mas este foi por azar mesmo, ele nos foi entregue em boas condições. Não deixe de ler o post sobre como dirigir na Islândia.

Nosso carro e utensílios de cozinha sobre a mesa no camping de Holmavik, Islândia

Nosso carro e utensílios de cozinha sobre a mesa no camping de Holmavik, Islândia

Nosso pneu que não estava em boas condições

Nosso pneu que não estava em boas condições

Mas tirando esse pequeno problema com o pneu, a experiência com o carro foi fantástica e nós queremos fazer este tipo de viagem mais vezes. A liberdade de adaptar o roteiro ao longo da viagem foi ótima. O carro era muito bom de dirigir e o espaço traseiro onde tinha o colchão era grande suficiente pra gente dormir com conforto, tirando os dias em que o vento era tão forte que ficamos com medo de virar o carro. 🙂 O colchão era confortável e os sacos de dormir (mais o fleece para colocar em cima) foram suficientes para que pudéssemos dormir sem passar frio.

Parte de trás do carro com espaço para dormir em cima e colocar utensílios em baixo - Islândia

Parte de trás do carro com espaço para dormir em cima e colocar utensílios em baixo – Islândia

Bem acomodados e prontos para dormir em nossa campervan na Islândia

Bem acomodados e prontos para dormir em nossa campervan na Islândia

Os utensílios de cozinha funcionaram muito bem e eram fáceis de usar. Inclusive, como eu já disse antes, as 3 latas de gás que nos entregaram com o carro (nem estava no contrato) duraram a viagem inteira, já que em algumas noites nós usamos os fogareiros dos campings.

Outra coisa negativa nesse caso é quando dá vontade de ir ao banheiro a noite e você tem que sair do carro. É a hora que mais faz frio e quando chove então dá mais preguiça ainda mas é o preço que se paga pela liberdade e flexibilidade. Nós também tivemos trabalho para cozinhar nos campings onde não tinha área comum quando estava ventando muito. Demorava mais tempo para ferver a água e com isso gastava mais gás.

O que e onde comer?

O fato de estar na campervan não nos impediu de frequentar restaurantes e parecia haver várias opções ao redor do país mas nas poucas vezes que arriscamos olhar o cardápio nós constatamos que os preços são realmente tão altos quanto vimos em nossas pesquisas prévias. Então optamos por preparar nossas próprias refeições e deu tudo certo. Bem, deu tudo certo por causa da habilidade da nerd, porque se dependesse de mim seria miojo dia após dia. 🙂

A Nerd preparando nosso jantar no camping de Egilstadir, na Islândia

A Nerd preparando nosso jantar no camping de Egilstadir, na Islândia

Tudo o que comemos nós compramos em supermercados e preparamos quando necessário. De manhã e ao longo do dia nós comemos sanduíches preparados com presunto e queijo (as vezes pepperoni). No jantar nós comemos vários tipos de massa com molho mas teve dia que apareceu até um cordeiro na frigideira (e estava uma maravilha, méritos pra chefe nerd!). Uma grata surpresa local que encontramos foi o iogurte Skyr, que eu gostei tanto que sempre pegava um copo em cada compra nos supermercados.

Delicioso iogurte Skyr que encontramos na Islândia

Delicioso iogurte Skyr que encontramos na Islândia

Comendo macarrão e cordeiro em área de camping na Islândia

Comendo macarrão e cordeiro em área de camping na Islândia

Nosso jantar sempre foi preparado nos campings. Quando tinha área comum disponível nós aproveitávemos para cozinhar por lá mesmo, porque já tinha tudo montado e evitamos usar nosso gás. Onde não tinha, nós usávamos as mesas de madeiras (tem em todo camping e em muitos pontos de parada nas estradas).

Mesinha como várias em pontos de parada ao redor da Islândia

Mesinha como várias em pontos de parada ao redor da Islândia

Por falar em supermercados, há boas redes pelo país mas nós compramos mais na Bonus e na Netto. No site I Heart Reykjavik há um ótimo post com opções de onde comprar comida na Islândia.

Em relação a água, dizem que ela é pura em todo o país e você pode, inclusive, pegar em torneiras. Então, basta ter uma garrafa e pegar onde tiver oportunidade. Nós enchíamos as nossas nos próprios campings a cada manhã. No dia em que chegamos, ainda no aeroporto internacional, eu comprei uma garrafa de 1 litro e meio só pra usar a garrafa ao longo da viagem. O atendente da loja de conveniência me deu uma bronca e disse que na Islândia eu não precisava comprar água. Eu expliquei que era só pra ter a garrafa e fui perdoado. Foi a única vez que comprei água nos 10 dias na ilha. 😀

Pegando água em uma das cachoeiras da Islândia

Pegando água em uma das cachoeiras da Islândia

Como abastecer o carro?

A campervan consome diesel, ao contrário dos carros pequenos. Postos de combustível podem ser encontrados ao longo de todo o país mas em algumas áreas há distâncias maiores sem nenhuma opção. Por este motivo nós optamos por encher o tanque sempre que baixasse da metade e em momento algum tivemos medo que pudesse acabar. Recomendamos muito esta prática.

A maioria dos postos funciona no sistema self service e o pagamento pode ser feito usando cartão de crédito com chip, tudo feito na próprio bomba. Eu não tive problema algum para abastecer desta maneira. Em alguns lugares você vai chegar e o posto vai até estar fechado, mas é só passar o cartão e colocar o valor, então libera a bomba, você abastece e passa o cartão novamente para confirmar e imprimir o comprovante. Foi assim que um frentista no ensinou em Reykavik e funcionou em todos os lugares. Uma recomendação que eu vi e achei interessante é checar no primeiro posto que tem atendente se o seu cartão com chip funciona nas máquinas automáticas deles.

Precisa contratar seguro veicular?

Olha, eu nunca alugo carro no exterior sem seguro. Seja a parte ou usando o do cartão de crédito eu sempre tenho. No caso da Islândia eu ainda recomendo fortemente a contratação da opção “gravel road protection”, para quaisquer danos causados ao carro por pedra ou qualquer outra coisa em estradas não pavimentadas. Venta muito na ilha e a chance de uma pedrinha acertar o carro é grande.

Uma última dica…

Se possível, não faça uma viagem com tempo contado pela Islândia. A vontade de parar vai aparecer com frequência e se tiver como viaje para lá com um algum tempo sobrando. Nós ficamos 10 dias e mesmo tendo parado em muitos lugares bonitos nós teríamos parado outras tantas vezes.