«
»

A Cachoeira do Intancado foi uma das cachoeiras que visitamos no distrito de Santana do Rio Preto, mais conhecido como Cabeça de Boi. O distrito pertence ao município de Itambé do Mato Dentro, localizado no interior de Minas Gerais e que faz parte do Caminho dos Diamantes da Estrada Real. É um lugar muito aconchegante com poucos moradores. A região está localizada no meio das montanhas ao fundo da Serra do Cipó. Um excelente opção para descansar, fazer trilhas e tomar banho de cachoeira. Tem muitas cachoeiras bonitas e as mais famosas são, sem dúvida, a Cachoeira do Intancado e a Cachoeira da Maçã.

Cachoeira do Intancado, Cabeça de Boi - Minas Gerais

Cachoeira do Intancado, Cabeça de Boi – Minas Gerais

A Cachoeira do Intancado fica a cerca de 6 quilômetros do vilarejo e fica bem próxima à Cachoeira da Maçã (uns 10 ou 15 minutos de caminhada). É possível chegar de carro até bem perto da cachoeira e caminhar pouco por uma trilha curta e fácil. Nós fomos duas vezes até este lugar. Na primeira vez, nós aproveitamos que caía uma chuva bem fininha para ir caminhando. Mesmo parando para tirar fotos nós gastamos pouco mais de uma hora porque caminhamos em estrada o tempo todo. Na segunda vez (2 dias depois), nós fomos de carro porque a chuva já tinha parado e estava tranquilo de ir dirigindo.

Como Chegar na Cachoeira do Intancado

O caminho para as cachoeiras começa na estrada de terra que sai ao lado da igrejinha do vilarejo. Após um descida forte nós cruzamos um rio que provavelmente não pode ser atravessado com carro normal quando o volume de água está maior. Há uma ponte suspensa para quem está a pé ou de moto. A ponte balança bastante mas é tranquilo e bem divertido de atravessar.

Descida na saída para as cachoeiras da Maçã e Intancado na Cabeça de Boi - Minas Gerais

Descida na saída para as cachoeiras da Maçã e Intancado na Cabeça de Boi – Minas Gerais

Carro normal atravessando o rio no caminho para as cachoeiras da Maçã e Intancado na Cabeça de Boi - Minas Gerais

Carro normal atravessando o rio no caminho para as cachoeiras da Maçã e Intancado na Cabeça de Boi – Minas Gerais

Rio no caminho para as cachoeiras da Maçã e Intancado na Cabeça de Boi - Minas Gerais

Rio no caminho para as cachoeiras da Maçã e Intancado na Cabeça de Boi – Minas Gerais

Apesar de ser estrada a caminhada vale a pena porque a paisagem rural é muito bonita. Após o rio, seguimos sempre pela estrada principal até o ponto final onde fica o estacionamento. Chegamos inclusive a cruzar um outro riacho no caminho e há alguns pontos de onde se tem uma vista ampla do Rio Preto com a paisagem ao redor.

Caminho para as cachoeiras do Intancado e da Maçã, Cabeça de Boi - Minas Gerais

Caminho para as cachoeiras do Intancado e da Maçã, Cabeça de Boi – Minas Gerais

Rio Preto e belas paisagens da região da Cabeça de Boi - Minas Gerais

Rio Preto e belas paisagens da região da Cabeça de Boi – Minas Gerais

O ponto final do trecho de carro é o estacionamento do Complexo do Intancado (há placa indicando). Depois de caminhar por uma estrada, chegamos a uma área com grama próxima ao rio. Encontramos o rio com volume grande de água por causa das chuvas recentes e tivemos que tomar muito cuidado. Primeira aventura foi passar pela pinguela que estava submersa pela água.

Atravessando a pinguela para chegar a Cachoeira do Intacado, Cabeça de Boi - Minas Gerais

Atravessando a pinguela para chegar a Cachoeira do Intacado, Cabeça de Boi – Minas Gerais

Cachoeira do Intancado

A Cachoeira do Intancado (que em alguns lugares pode estar escrito também como Cachoeira do Entancado), é formada sobre uma parede de pedras (típica do Espinhaço) no Rio Preto do Itambé. Já começamos a gostar pelo nome do rio, que nos lembrou o outro rio que dá nome ao maravilhoso Parque Estadual do Rio Preto, que também faz parte da Serra do Espinhaço e que tínhamos visitado um ano antes. Mas são rios diferentes, não é o mesmo. Como o volume do rio estava mais alto a trilha normal estava debaixo d’água. Em alguns lugares tivemos que entrar no meio do mato e passar por pedras escorregadias.

Cachoeira do Intancado com grande volume de água - Minas Gerais

Cachoeira do Intancado com grande volume de água – Minas Gerais

Não é uma cachoeira grande, a queda principal deve ter uns 2 metros, mas tem um monte de outras pequenas quedas e alguns poços bons para banho. Com o tempo fechado e rio cheio nós nem cogitamos entrar mas nos pareceu uma excelente opção para banho.

Cachoeira do Intancado, Cabeça de Boi - Minas Gerais

Cachoeira do Intancado, Cabeça de Boi – Minas Gerais

Selfie molhada na Cachoeira do Intancado, Cabeça de Boi - Minas Gerais

Selfie molhada na Cachoeira do Intancado, Cabeça de Boi – Minas Gerais

Informações úteis sobre a Cachoeira do Intancado

  • Leve água e comida. Quando fomos não tinha nada pra vender no caminho.
  • Tome muito cuidado em épocas de chuva. Quando fomos o volume de água estava alto, tivemos inclusive que entrar no mato em alguns trechos. O córrego estava muito forte e neste caso é bom ser prudente para evitar acidentes.
  • A cachoeira fica numa área particular. Um pouco antes de chegar ao estacionamento é cobrada uma taxa de entrada. Na época nos custou R$ 10,00 por pessoa.

Referências para Cabeça de Boi

Antes de visitar as cachoeiras da Cabeça de Boi pesquisamos no site Os Caçadores de Cachoeira. Eles falam sobre Cabeça de Boi – Itambé do Mato Dentro e sobre a Travessia do Vale do Travessão a Cabeça de Boi.