A Cachoeira da Maçã foi uma das cachoeiras que visitamos no distrito de Santana do Rio Preto, mais conhecido como Cabeça de Boi. O distrito faz parte do município de Itambé do Mato Dentro,  interior de Minas Gerais e integrante do Caminho dos Diamantes da Estrada Real. É um lugar muito aconchegante com poucos moradores. A região está localizada no meio das montanhas ao fundo da Serra do Cipó. Um excelente opção para descansar, fazer trilhas e tomar banho de cachoeira. Tem muitas cachoeiras bonitas e as mais famosas são, sem dúvida, a Cachoeira da Maçã e a Cachoeira do Intancado. Passamos 3 dias na região e ficamos hospedados na Pousada Villaventura. Recomendamos!

Leia também: Cachoeira do Intancado, uma das Belezas da Cabeça de Boi

Cachoeira da Maçã, Cabeça de Boi - Minas Gerais

Cachoeira da Maçã, Cabeça de Boi – Minas Gerais

Como Chegar na Cachoeira da Maçã

O caminho para a Cachoeira da Maçã é o mesmo da Cachoeira do Intancado. Basta pegar a estrada de terra ao lado da igrejinha do vilarejo. Em poucos metros você terá que cruzar o rio. Caso esteja a pé, existe um ponte suspensa que facilita o acesso.

Estrada para as cachoeiras na Cabeça de Boi - Minas Gerais

Estrada para as cachoeiras na Cabeça de Boi – Minas Gerais

Travessia do rio no caminho para as Cachoeiras da Cabeça de Boi - Minas Gerais

Travessia do rio no caminho para as Cachoeiras da Cabeça de Boi – Minas Gerais

Seguimos andando pela estrada, passando por várias fazendas, até chegar na entrada do Complexo do Intancado. Caso esteja de carro, você verá um estacionamento à sua esquerda. Como é uma área particular, pode ser cobrada uma taxa de entrada. Na época em que fomos (Maio/2017) pagamos R$ 10,00 por pessoa. Depois de caminhar por uma estrada de terra, chegamos a uma área com grama próxima ao rio. Você terá que atravessar uma pinguela e seguir ao lado esquerdo do rio até ver a placa da Cachoeira da Maçã sinalizando o ponto da travessia do rio para a outra margem.

Travessia do Rio

Na primeira vez que nós tentamos não conseguimos chegar até a Cachoeira da Maçã. Para chegar até ela tem que cruzar o Rio Preto no ponto de encontro com o córrego da cachoeira e nós até vimos a placa indicamos onde deveríamos atravessar mas como o volume de água estava muito alto nós não arriscamos (como foi nossa primeira vez por lá na verdade nós nem ficamos confiantes que era realmente aquele o ponto onde deveríamos atravessar).

Travessia do rio para chegar a Cachoeira da Maçã na Cabeça de Boi - Minas Gerais

Travessia do rio para chegar a Cachoeira da Maçã na Cabeça de Boi – Minas Gerais

Devidamente instruídos por outros visitantes que conhecem bem a região nós voltamos outro dia já com o nível de água bem mais baixo e atravessamos sem problemas. Após deixar o carro no estacionamento nós descemos o caminho até chegar ao Rio Preto. Daí pra frente não andamos mais que 200 metros até ver a placa e o córrego do outro lado. Atravessamos então o Rio Preto e seguimos um pouco antes de atravessar também o córrego da cachoeira.

Cachoeira da Maçã

Depois de atravessar o rio, haverá um pequeno riacho para atravessar. Porém mais curto e mais raso. Após atravessá-lo é só continuar subindo sempre à esquerda pela trilha demarcada e descer a direita em outro caminho bem marcado para chegar. Ao avistar a cachoeira é necessário caminhar por muitas pedras grandes para chegar próximo ao poço.

Cachoeira da Maçã, Cabeça de Boi - Minas Gerais

Cachoeira da Maçã, Cabeça de Boi – Minas Gerais

Eu gostei muito desta cachoeira. Não é muito alta (uns 10 metros de altura) mas ela fica encravada no meio de dois paredões de pedra muito bonitos. Novamente não animamos entrar, apesar de o nível da água já estar bem mais baixo. Aproveitei o tempo para tirar algumas fotos e descansar um pouco. Uma coisa que devo confessar é que apesar de adorar cachoeiras eu nunca fiz muita questão de entrar mesmo na água, a menos que esteja muito quente. Ver, fotografar e principalmente passar um tempo escutando o barulho da água pra mim já é suficiente.

Cachoeira da Maçã e seus paredões de pedra - Minas Gerais

Cachoeira da Maçã e seus paredões de pedra – Minas Gerais

Nerds na Cachoeira da Maçã, na Cabeça de Boi - Minas Gerais

Nerds na Cachoeira da Maçã, na Cabeça de Boi – Minas Gerais

No caminho de volta da Cachoeira da Maçã há atalho para a Cachoeira do Intacado, não precisa voltar até o Rio Preto para pegar a trilha principal novamente. Nós decidimos voltar ao Intancado pra ver como é este caminho e obviamente para ver a cachoeira novamente. As chuvas tinham parado e dois dias depois o nível da água já parecia ter voltado ao normal.

Referências para Cabeça de Boi

Antes de visitar as cachoeiras da Cabeça de Boi pesquisamos no site Os Caçadores de Cachoeira. Eles falam sobre Cabeça de Boi – Itambé do Mato Dentro e sobre a Travessia do Vale do Travessão a Cabeça de Boi.