Barcelona – Bicing »
Durante a nossa volta ao Lago Llanquihue, resolvemos sair um pouco da rota para conhecer o Lago Todos los Santos, mesmo lago de onde sai o Cruce Andino, uma travessia de barcos que liga Puerto Varas a Bariloche (ou o contrário!). Achamos o preço deste passeio um pouco caro e por isso resolvemos experimentar passear de barco pelo lago na parte chilena, fazer o deslocamento para Bariloche de ônibus e depois fazer o passeio de barco no lago argentino.
Após passearmos pelos Saltos del Petrohué, fomos para o Lago Todos los Santos. A estrada que liga os Saltos até o lago é toda de cascalho, mas é bem tranquila de dirigir. Para quem já vem acompanhando os relatos da nossa viagem, a região estava infestada por tábanos. (Muito comum na região durante o verão, principalmente em Janeiro.) No lago não poderia ser diferente. Chegamos lá e os bichos só faltavam carregar a gente! Estacionamos o carro no estacionamento do porto e fomos procurar informações sobre os passeios de barco. Além da agência que tem escritório por lá (Naviera Isla Margarita), existem outros barqueiros por lá que tentam negociar “pescando” os turistas.
Para nossa surpresa, esses barcos tinham preços maiores que o da agência! Não tivemos dúvida, contratamos o passeio pela agência mesmo. Tivemos muita sorte pois, quando chegamos, estava para sair um barco que passeava pelo Lago Todos los Santos e fazia uma parada na Isla Margarita (quem faz o Cruce Andino não conhecesse essa ilha). O passeio tinha duração de 1:40. Nosso barco saía às 12:30. Aproveitamos que ainda tínhamos um tempinho para lanchar e ir ao banheiro (detalhe, o banheiro é pago, como a maioria dos banheiros do Chile. Se conseguir esperar, tem banheiro dentro da embarcação!).
A vista do Lago Todos los Santos era linda antes mesmo do barco iniciar o passeio! A cor azul das águas do lago não tem igual. Nem na foto ficou tão bonito quanto é pessoalmente!
Em pouco tempo de passeio, já avistamos o vulcão Osorno. Sempre imponente e deslumbrante! Estranhamos a névoa que envolvia o vulcão, torcemos para que na volta ele estivesse melhor para ser fotografado.
Mesmo com os tábanos (esses pontos pretos na foto), o passeio tinha belas paisagens! Engana-se quem pensou que os tábanos não nos acompanhariam durante o passeio. Infelizmente eles marcaram presença durante todo o trajeto. 🙁
O barco tinha uma parte fechada mas com vidros por toda parte para admirarmos a paisagem. Não estávamos livres dos tábanos em lugar nenhum! Alguns entravam dentro do barco para nos visitar. Quem achou que o bicho era pequeno, olha a proporção do tamanho dele com um dedo! 🙂 Falamos mais sobre os tábanos no post Verão no Chile – Cuidado com os Tábanos.
Depois de uns 30 a 40 minutos, chegamos a Isla Margarita, também conhecida como Isla de las Cabras (Por que será??? 🙂 Continue lendo o post que a gente explica!). Essa era a nossa embarcação, um pouco maior do que aquelas “clandestinas” e que cobravam mais caro!
Após desembarcarmos na ilha, fizemos uma leve caminhada para chegar ao mirante. Paramos em alguns pontos para tirar foto. Infelizmente, o dia não estava muito favorável para as fotos. O vulcão Puyehue tinha voltado a soltar cinzas e elas já estavam chegando na região. (Se tivéssemos feito o Cruce Andino, não teríamos tido visibilidade nenhuma! Esse vai ficar para uma próxima vez.)
No alto do mirante da Isla Margarita existe uma placa que sinaliza todos os pontos atrativos do Lago Todos los Santos. Devido às cinzas, não conseguimos identificar todos os pontos. Mas a paisagem já era bonita o suficiente para ficarmos muito satisfeitos com o passeio! 😀
A vista do mirante é perfeita! O lago muito azul e a ilha bem verde formavam uma composição de cores muito bacana. Pena que no alto das montanhas não tinha neve, apenas cinzas vulcânicas. 🙁
Fala se não dá vontade de sentar nesse banco no topo da Isla Margarita e apreciar a paisagem? E foi exatamente isso que fizemos! 🙂
Ah, lembra que falamos que a Isla Margarita também era conhecida como Isla de las Cabras? Durante a nossa caminhada pela ilha fomos surpreendidos por elas, as cabras! Corriam e desfrutavam a bela paisagem do local.
Hora de voltar e pegar o barco. Por alguns momentos, com uma paisagem tão bonita até esquecíamos dos tábanos, mas eles permaneciam lá! Imagina a correria para entrar dentro do barco e fugir deles o mais rápido possível!
No caminho de volta, impossível não tirar mais uma foto do vulcão Osorno. 🙂
Já fizeram esse passeio? Conte pra gente como foi! 🙂
Que invejinha!!! No dia que fiz esse passeio, o Osorno mal apareceu. Aliás, ele só apareceu por inteiro quando estávamos na estrada dentro do bumba, indo embora de Puerto Varas. hahaha – Adorei a post e as fotos!
Que pena que ele se escondeu! 🙁 A gente pegou um pouco de cinzas, mas ainda deu pra vê-lo! Em compensação você não pegou os tábanos! Viu que eles apareceram até na foto? hehehe
Legal! Fizemos também este passeio e tivemos muita sorte: dia lindo, vista deslumbrante do vulcão e o logo estava verde, verde!
E nunca tinha ouvido falar destes tábanos! Que horror… tem época certa em que eles aparecem por lá?
Lindo post!
Cinthia
@chilecriancas
Que bacana, Cinthia! O lugar é maravilhoso! Muito obrigada pelo elogio e pela visita! =)
Pelo que eu entendi, eles aparecem depois do Natal e ficam na região até o final de Janeiro. Aparecem mais nos dias quentes e se aglomeram nas áreas próximas ao lago/rio. Quando chove eles desaparecem.
Bjo.
Que lugar lindo esta Isla Margarita. Vendo suas ftos fiquei com vontade de fazer esse passeio também, mas os passeios que eu pesquisei das agências incluem como atrações Osorno com Saltos de Petrohué, ou um dia em Peulla, mas não vi incluída essa ilha que vc mencionou. Como vou ficar 9 dias nesta região, queria tirar um dia para pegar o ônibus para o Parque Vicente Perez Rosales e se possível conhecer Isla Margarita, mas não sei como é o acesso dentro do Parque Vicente Perez ao Lago Todos Los Santos.Dá para chegar andando ou é necessário carro?Vi que vc citou no seu post que para chegar ao lago saindo de Saltos de Petrohué vc precicou passar por uma estrada de cascalho. Se for possível fazer esse passeio que vc fez para esta ilha chegando ao Parque de ônibus, seria uma boa opção para mim que vou ficar um período razoavel no local. Desde já muito obrigada pelas informações estão sendo muito úteis para mim. 🙂
Ei Priscila,
A Isla Margarita é mesmo muito linda. O passeio para Peulla navega pelo Lago Todos los Santos, o mesmo das fotos. Mas não sei se ele para na ilha, acredito que não. Talvez pessoalmente você consiga achar uma agência que faça o passeio até a ilha. Acho que o trajeto de ônibus é um pouco complicado. A pé eu nem pensaria, as distâncias são longas. Nós fizemos de carro e acho que foi a melhor opção pois as atrações (Saltos del Petrohué, Lago Todos los Santos e Osorno) estão à beira da estrada e a uma distância considerável.
Espero ter ajudado!
Abraços,
Lillian.
Olá Lilian!
Já tirei uma dúvida com o Hélder e agora a dúvida é nesse post contigo.
Ainda não me decidi se faço Rio/Santiago/P. Montt/Bariloche/Rio (15 dias), incluindo o cruce andino ou somente Rio/Bariloche/Rio, (15 dias) ficando alguns dias também pela Rota dos 7 lagos com carro alugado.
Como achei o valor do passeio do cruce andino muito caro (560 dólares o casal), gostaria de saber como foi o seu deslocamento de P. Montt para Bariloche de ônibus? Quantas horas de percurso? Valeu a pena? Custo/benefício?
Abraço e parabéns pelas fotos e principalmente pelo conteúdo do texto.
Marcos.
Olá Marcos,
Nós também achamos caro o valor do Cruce Andino e por isso optamos por fazer o trajeto de ônibus e os passeios de barco por conta própria em cada lago.
Falamos mais sobre o trajeto neste post: http://www.nerdsviajantes.com/2012/06/06/do-chile-a-argentina-sob-cinzas-vulcanicas/
Lembrando que na época a região estava tomada pela cinzas do vulcão!
Espero ter ajudado. Muito obrigada pelo elogio!
Abraços,
Lillian.
Oi Lilian, primeiramente, parabéns pelo seu site e pelos seus relatos, todos muito bem escritos!!
Eu e minha namorada estamos organizando uma viagem para o chile no final do ano, mais especificamente dia 23 a 31 de Dezembro (chegando e saindo de Santiago).
Queremos conhecer a área do Sur Chico (pucon…), mas pelo que notamos o grande problema é o tempo!
Em 5 dias é possível conhecer essa região? Seria possível elencar os lugares que não poderíamos deixar de ir ?
Desde já, muito obrigado e mais uma vez, parabéns pelo excelente relato!!
Olá Cilmo, tudo bem?
Aqui é Helder, estou respondendo este post escrito pela Lillian porque ela está viajando.
Que bom que gostou dos relatos, ficamos muito contentes!
Nós não fomos a Pucon, mas se você quiser conhecer Pucon e a região de Puerto Varas eu acho 5 dias meio apertado. Mas se vocês quiserem otimizar o tempo por lá da parte que nós fomos eu considero a cidade de Puerto Varas, os saltos de petrohue, o Lago de Todos los Santos, a subida ao Osorno e Frutillar os lugares mais bacanas. Dá pra fazer em dois dias se não tiver nenhum contratempo. Em relação a Pucon eu não sei dizer precisamente porque não fomos e nem chegamos a pesquisar as atrações direito. E considere que o deslocamente entre Puerto Varas e Pucon é longo (303 quilômetros de acordo com o Google Maps).
Abraços,
Helder
Olá,
Parabéns pelo pelo site. Principalmente pela qualidade das publicações.
Gostaria de saber se a cidade de Puella pode ser visitada nesse passeio.
Obrigado.
Magnus
Olá Magnus,
Muito obrigada pela visita e pelo elogio!
Existe um passeio de barco que passeia pelo Lago Todos los Santos e vai até Peulla (que é um pouco mais longe), porém nos preferimos fazer este até a Isla Margarita.
Abraços,
Lillian.
Ola, Lilian.
Parabens pelo site.
Adorei suas dicas.
Estou pretendendo ir no verao a Puerto Varas e estou fazendo o roteiro. 🙂
Se voce puder, me de uma ajuda, por favor, vendo se fica bom assim:
Dia 1: Vulcao Osorno (Trekking ate o alto da montanha, Tirolesa ou Telsillas?) + Almoco Mirador + Conhecer a cidade de Frutillar antes de retornar para Puerto Varas.
Dia 2: Saltos do Rio Petrohué (com jet boat?) + Navegação pelo Lago Todos Los Santos com Ilha Margarida + (vale a pena acrescentar algo nesse dia?)
Dia 3: Passeio de bike por Puerto Varas + Rafting ou kayak no rio Petrohué.
Obrigada e parabéns mais uma vez!
Oi Fernanda,
Muito obrigada!
Bom, minha sugestão é colocar no mesmo dia os Saltos del Petrohué, o Lago Todos los Santos e o Vulcão Osorno porque eles são bem próximos. Frutillar merece um tempo bom pois é uma cidade bem bonitinha. E ainda pode conhecer o Museo Colonial Alemán. Não fizemos passeio de bike, rafting ou caiaque para opinar. Não vai deixar um tempo para Puerto Montt? Acho que vale um almoço nos Palafitos de Angelmó! 😉
Espero ter ajudado.
Abraços,
Lillian.
Oi Lilian, adorei o seu blog. No final do ano vamos para Bariloche de novo, na verdade a gente fica em El Bolson, umas cidade pero de Bariloche que é linda, vale a pena conhecer. Esse ano queremos ir ao chile (Puerto Varas e Puerto Montt), então gostaria de te perguntar:
1 – É tranquilo fazer o trajeto Bariloche/Puerto Montt de carro?
2 – Você tem alguma cabana/hotel para indicar nessas duas cidades?
3- Que tipos de passeio podemos fazer em Puerto Montt?
4 – Quantos dias vc acha q serão suficientes para conhecer essa região?
Obrigada pelos relatos. Abraço
Oi Rachel,
Muito legal o seu roteiro! 🙂
1. Fizemos esse trajeto de ônibus, mas a estrada para ser tranquila. Não sei quanto aos trâmites da alfandêga com um carro.
2.
3. Puerto Montt tem uma orla portuária muito legal e os Palafitos de Angelmó. Dá uma olhada nos nossos posts de Puerto Varas, Frutillar e Puerto Octay. http://www.nerdsviajantes.com/2012/05/16/regiao-dos-lagos-chilenos-roteiro-volta-ao-lago-llanquihue
4. Acho que pelo menos uns 3 dias para conhecer a região seria.
Espero ter ajudado!
Abraços,
Lillian.
OLÁ … sabe informa se a rota região dos lagos saltos del Petrohue e osorno … qual seria a ordem de realização? qual fazer primeiro e se em agosto consigo pegar neve mas em não tantas quantidades, pois pelo que entendi a regiao dos lagos é melhor no final do inverso mas sempre sonhei em conhecer a neve… amei as dicas
Oi Letícia,
Se você sair de Puerto Varas, vale a pena ir primeiro aos Saltos del Petrohué e depois ao vulcão Osorno pela ordem de proximidade. Estivemos na região em Janeiro (verão) e não sabemos ao certo como é o clima em agosto.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Lillian.
Ola boa noite! Vou chegar as 8 hrs da manhã em Puerto varas e sair de la as 5 da tarde do mesmo dia, vai ser muito corrido, mas eu gostaria de conhecer lago de todos los Santos, vulcao osorno e o Salto de petrohue, acha que da prs fazer isso nesse tempo que nós temos? Muito obrigado
Olá!! Adorei seu relato e já “copiei” pro meu roteiro…hehe… Estou indo pra essa região em set/15. Esse passeio de barco à Isla Margarita custou quanto na época que vocês foram? Tentei descobrir direto na empresa mais ainda não consegui informações…Desde já agradeço!!
Oi Flavia,
Que bom que gostou! 🙂
Não me lembro quanto custou porque já faz tempo que fizemos o passeio (Janeiro/2012). Mas não era muito caro.
Abraços,
Lillian.
Olá Lilian e Helder, tudo bem? Muito bom o relato de vocês.. Terei 2 dias inteiros na região, além de tempo razoável nos dias de chegada e saída. Tenho uma dúvida:
– Vulcão Osorno+Saltos de Petrohue+Lago Todos Los Santos: É tranquilo conhecer os três lugares no mesmo dia? Vocês recomendam alguma empresa para navegação? Estava pensando em chegar lá cedo, fazer a navegação e depois conhecer os outros lugares.
Se for muito para 1 dia só.. posso fazer as pendências no outro dia e conhecer Frutillar. No último dia meu voo sai as 16h40 de Puerto Montt. Então vou sair cedo de Puerto Varas para conhecer Puerto Montt, almoçar nos Palafitos de Angelmo e pegar o voo.
O que acham? Obrigado, saudações!
Ei Paulo,
Tudo jóia e com você?
Que bom que gostou do nosso post. Dá pra conhecer o Saltos del Petrohué, Vulcão Osorno e dar a volta no lago no mesmo dia (nós fizemos um dia assim, nesta ordem). Depois você pode tirar um outro dia pra retornar a Frutillar (a gente achou a cidade mais charmosa). A gente fez a navegação com a Naviera Isla Margarita, mas como foi em Janeiro/2012, não sabemos se ela existe ainda e se está boa. A gente foi nos Saltos del Perohué antes do lago, porque era no caminho. Recomendamos muito o almoço nos Palafitos de Angelmó (gostamos tanto que fomos duas vezes). Achamos sua programação bem legal. Boa viagem!
Abraços,
Lillian.
Olá Lillian! Tudo bem?
Esse caminho do saltos del petrohue para o lago de todos los Santos é fácil de localizar? É a estrada mesmo não sendo asfaltada é boa? É que estarei de carro alugado e fico preocupada.
Você recorda quanto pagaram mais ou menos?
Muito obrigada!
Virgínia Gomes.
Olá Virgínia,
Tudo jóia e você?
O caminho é fácil de localizar e a estrada era boa, porém fizemos esse passeio em 2012. Talvez já tenha até asfaltado! Também estávamos com carro alugado. Melhor perguntar sobre as condições atuais da estrada na hora de pegar o carro.
Infelizmente não me lembro quanto pagamos.
Abraços,
Lillian.
Olá Lillian! Tudo ótimo, obrigada!
Muito obrigada por responder!
Abraços!
Virgínia.
Oi Liliam
O site é muito bom e esclarecedor, gostei demais. Vou fazer esses circuitos com meu pai, ele tem 82 anos e tem uma dificuldade pequena de deambulação, você acho possível todos esses passeios? Falo em relação a logistica e estrutura.
Obrigada
Quando estive no Chile, também passei por apertos com esses tábanos, mas fiz uma experiência que deu super certo: fiz esse passeio no lago vestida com capa de chuva transparente(mesmo estando sol).
Talvez pelo reflexo, os bichos (horrorosos) nem chegavam perto! Eu e a minha família pareciamos loucos com aquelas capas, mas nos livramos dessa importunação, enquanto todos os outros passageiros sofreram bastante! FICA A DICA!!!! O Chile é um espetáculo!!
Olá Jussara,
Que ideia boa você teve. Agradecemos por compartilhar essa dica! 😀
Abraços,
Lillian.