«
»

Ir ao cinema pode ser uma coisa comum para nós e para a maioria dos nossos leitores. Até mesmo os cinemas 3D já não são mais novidade. Ficamos mal acostumados com o acesso a teconologia e o avanço que ela teve nos últimos anos. Já não assistimos filmes apenas no cinema, já temos acesso a filmes de alta qualidade na nossa própria casa com o advento das televisões Full HD e das mídias Blu-Rays.

Infelizmente, esse contexto não é igual para toda a população brasileira. Ainda existe muita gente que nunca foi ao cinema. Pensando nessas pessoas é que surgem projetos culturais, como o Projeto Cinema no Rio. O projeto acontece anualmente desde 2004 com o objetivo de percorrer o rio São Francisco e democratizar o acesso à cultura exibindo filmes para as comunidades ribeirinhas.

Projeto Cinema no Rio em André Quissé. Foto: André Fossati

Projeto Cinema no Rio em André Quissé. Foto: André Fossati

Ao longo das últimas edições, o projeto passou pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Já alcançou público superior a 200 mil participantes e, esse ano, pretender aumentar ainda mais esse número!

Projeto Cinema no Rio em Itacarambi. Foto: André Fossati

“A curadora do projeto esse ano, Patrícia Alves Dias, falou que os filmes foram escolhidos a partir de dois critérios. Um deles é mais subjetivo, tem a ver com a aproximação dos temas dos filmes à realidade da população, uma tentativa de buscar essa identidade. O outro tem a ver com a importância de trazer obras novas a essas pessoas, que deveriam ter o mesmo acesso que nós à sétima arte, mas não têm por questões de infraestrutura.” (Fonte:  Sinal de Fumaça – A comunicação original)

Projeto Cinema no Rio em Buritizeiro Foto: André Fossati

Projeto Cinema no Rio em André Quissé. Foto: André Fossati

“No total, são 8 curtas e 6 longas, entre eles “O Palhaço”, com direção de Selton Mello, “Hotxuá”, com direção da Letícia Sabatella e Gringo Cardia, e “Girimunho”, com direção de Clarissa Campolina e Helvécio Marins. Esse último, inclusive, já foi exibido nos festivais de cinema do Rio de Janeiro, Tiradentes, Havana, Roterdã, Veneza e surgiu por causa do Cinema no Rio. Ele será exibido para a população de São Romão, onde foi gravado, pela primeira vez no dia 28 de abril, quando o projeto passa por lá. Além disso, a produção faz um mini documentário da cidade no mesmo dia da exibição do filme e passa no telão antes da programação normal. É incrível, todos ficam de boca aberta!” (Fonte:  Sinal de Fumaça – A comunicação original)

Projeto Cinema no Rio em Pirapora. Foto: André Fossati

Nesta edição o projeto percorrerá o leito do Velho Chico passando pelas seguintes cidades mineiras: Barra do Guacuí, Buritizeiro, Cachoeira do Manteiga, Ibiaí, Itacarambi, Januária, Manga, Matias Cardoso, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Ponto Chique, São Francisco e São Romão. Se conhecer alguém que more nessas cidades (ou na região), avise sobre o projeto bacana que vai rolar! Até a gente ficou com vontade de ir para alguma cidadezinha acompanhar a emoção das comunidades assistindo os filmes. Além de conferir uma bela paisagem!

Rio São Francisco em Matias Cardoso. Foto: André Fossati

Confira onde vai estar o telão do Cinema no Rio no período de 20 de Abril a 05 de Maio.

Programação do Projeto Cinema no Rio 2012

Site: http://www.cinemanorio.com.br

Blog (Edição 2010): http://cinemanoriosaofrancisco.blogspot.com.br

Mais referências:

  • A Janaína Calaça do Jeguiando também falou sobre o projeto Cinema no Rio. Confira aqui!
  • O Pedro Serra do Sem Destino escreveu sobre o projeto. Leia aqui!
  • O projeto também saiu no Diário Radical da Monique Ribeiro. Saiba mais aqui!

Você também pode ajudar a divulgar esse projeto! Compartilhe!